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PERGUNTAS MAIS FREQUENTES (FAQ)

Dúvidas sobre a Migração

  1. Migração de Emails
    • Zimbra
      • Atualmente utiliza o Zimbra? Basta fazer login no novo serviço de e-mail. A migração dos seus e-mails será feita pelo TI e sem impacto na sua usabilidade;
    • Thunderbird
      • O aplicativo thunderbird armazena os e-mails no computador, e a migração destes é manual, será feita com acompanhamento do TI;
      • Quando será a migração? Na segunda fase do projeto, usuários que precisam manter os emails atuais no novo ambiente,serão migrados gradativamente;
      • Preciso fazer a migração? Não, se preferir começar uma caixa de entrada “limpa e nova”, os e-mails antigos ficaram disponíveis no thunderbird para consulta.
  2. Migração da Agenda
    • Infelizmente nosso cliente atual(Zimbra) não suporta uma migração dos compromissos da agenda;
    • Então os agendamentos terão de ser configurados novamente pelo usuário.
  3. Recebi um e-mail de “Transferência conta Google”. O que é isso?
    • Recebeu este e-mail? Significa que uma conta Google já existia com o seu e-mail @viasoft.com.br, Ajuste isso utilizando o manual: Transferência de Conta

Google Chrome

  1. Não consegui fazer Login no Chrome. O que faço?
    • Abra uma nova aba no Chrome
    • Clique nos nove pontos do Google Apps
    • Clique em Conta
    • Faça login com seu email Corporativo
  2. Fiz o login no Chrome, porém não abre o Gmail. Como posso fazer para conseguir acessar minha conta no Gmail?
    • Verifique se está no Chrome logado com a conta de e-mail Corporativa

Google Gmail

  1. Os meus e-mails serão migrados para o Gmail?
    • Verifique o item acima: "Dúvidas sobre a Migração"
  2. Como configuro minha assinatura?
    • A assinatura será gerenciada pelo Marketing e Endomarketing com a ferramenta do gestor de assinaturas do G Suite.
    • Isso é uma das etapas do projeto, então até lá, use o padrão do Gmail.
  3. Como ativo o painel de visualização dos e-mails?
    • Abra o Gmail
    • Clique na engrenagem e depois em configurações
    • Clique no menu Avançado
    • Ative a opção Painel de visualização
    • Clique em "Salvar Alterações"
    • Volte a tela inicial do Gmail
    • Escolha a opção que desejar clicando ao lado da engrenagem de configurações, no ícone com as opções Sem divisões, Divisão horizontal e Divisão vertical

Google Agenda

  1. Minha agenda será migrada?
    • Seus compromissos não serão migrados automaticamente para o Google Agenda;
    • Os compromissos recorrentes deverão ser reconfigurados no Google Agenda.
  2. Minha agenda está com os horários errados.

Provavelmente sua agenda está com o fuso horário errado, siga esse passo a passo abaixo para fazer o ajuste e corrigir este problema;

    • Abra o Google Agenda
    • À esquerda, clique em Minhas Agendas
    • Aponte para a agenda que você quer alterar e clique em Mais -> Configurações e comparti..
    • Em Configurações da agenda, clique em Fuso horário -> escolha seu fuso horário

Google Drive

  1. Como faz para criar um novo arquivo no drive?
    • No Google Drive clique no botão "+ Novo"
  2. Posso utilizar compartilhar os meus arquivos no Google Drive?
    • Sim, você pode utilizar o Google Drive para salvar e compartilhar seus arquivos, porém não copie suas pastas antigas do drive "I:", todos os arquivos que estão na rede serão levados para o Google Drive pela TI após o Go Live.
  3. Preciso compartilhar todos os meus arquivos?
    • Não, os arquivos contidos no "Meu Drive" são apenas seus até que você compartilhe com outras pessoas.

Google Hangouts

  1. Como acessar o Hangouts?
    • Você pode acessar o Hangouts pelo gmail e também pode baixar o aplicativo do Hangouts na Chrome Web Store. Ambos terão as mesmas configurações, com a diferença que o aplicativo do Hangouts será aberto numa janela separada.
  2. Como faz para criar uma nova Conversa?
    • No Hangouts, clique no botão "+ Nova Conversa"
  3. Como baixar anexos diretamente para o Drive?
    • Você pode baixar o aplicativo "Salvar no Google Drive" na Extensão do Chrome Web Store. Ao receber um anexo pelo Hangouts, clique no botão direito e selecione a opção "Guardar no Drive".

Google Contatos

    • Meus contatos serão migrados para o Google Contatos?
      • Somente contatos cadastrados no Zimbra.
    • Grupos de contatos precisarão ser criados no Google Contatos.


Google Planilhas, Documentos e Apresentações

  1. Precisa estar logado para entrar no documento compartilhado?
    • Para visualização não é necessário, acesso via link
    • Para edição é necessário, acesso via link, ou compartilhamento direto
  2. Tudo o que é compartilhado vem por e-mail?
    • Sim, a cada compartilhamento ou comentário um e-mail é enviado ao destinatário
  3. Como fazer para procurar algo dentro do documento?
    • Ctrl + F
  4. Como usar a funcionalidade Localizar ou Substituir?
    • Durante a edição do documento, clique no menu "Editar" depois em "Localizar ou Substituir" ou utilize o atalho Ctrl + H no teclado

Google Documentos

  1. Como criar um sumário?
    • Clique no menu "Inserir"
    • Clique em "Sumário" e escolha a opção com número de página ou links azuis

Google Planilhas

  1. O filtro é para todos usuários da planilha?
    • Sim, na versão comum o filtro é para todos os usuários da panilha
  2. Indicamos a criação do Seu Filtro Individual:
    • Clicando na setinha ao lado do desenho de Filtro no menu -> "Visualizações de filtros" é possível criar um filtro pessoal

Não encontrou a resposta para sua dúvida?

  • Verifique com o Agente Google mais próximo
  • Abra um chamado no Service Desk
  • Não esqueça de aproveitar o curso completo com todas as ferramentas do GSuite no QI Academy

ORGANIZAÇÃO DOS APLICATIVOS NO CELULAR

Acesso pelo Celular

  1. Gostaria de acessar as funcionalidades do GSuite no meu celular, posso?
    • Sim, é possível adicionar sua conta @viasoft, porém este recurso será ativado na última fase do projeto.
  2. Meu celular está com o instalado e não consigo adicionar outros aplicativos do GSuite, o que fazer?
    • Nem todas as contas estão liberadas para acesso mobile, o processo para tal, será acompanhado pelo seu gestor de área.